Locais de Interesse

A feira

Introdução

Estando a Malveira situada, geograficamente, num local privilegiado ficou, naturalmente, no centro da estrada nacional construída entre Lisboa e Torres Vedras e ponto de ligação desta com a comarca de Mafra. Posteriormente, com a criação da linha de caminhos de ferro do Oeste, tornou-se a estação da Malveira um ponto de referência desta linha.

A posição central da Malveira mostrou-se atractiva para os agricultores e criadores de gado comercializarem as suas produções que, no fim, eram elemento importante na alimentação da população da capital tornando-se, por isso, conhecida como capital da região saloia.

Como consequência D. Maria I viria a autorizar, por provisão de 14 de Dezembro de 1782 a realização da feira anual da Malveira que passaria, posteriormente a realizar-se também, semanalmente, à quinta-feira.

O êxito da feira da Malveira despertaria o despeito de terras ribatejanas que pretendiam a transferência da feira para uma localidade da sua região mas o nível atingido na Malveira viria a impedir as autoridades do reino de validarem tal pretensão.

A Feira Hoje

Hoje, o mercado da Malveira conserva uma grande popularidade na região oeste, aqui encontra-se todo o tipo de produtos, desde ferramentas a calçado e vestuário, passando por mobílias, antiguidades, animais, peixe fresco, legumes, flores e tudo o mais que se possa imaginar.

À Quinta-Feira é um ponto de paragem obrigatória para quem quer bons produtos a bons preços.

Em 2012 a Feira foi eleita a maior maravilha da Malveira através da votação "7 Maravilhas da Malveira" no âmbito do tema da Fexpomalveira.

Horário da Feira a retalho
Todas as quintas-feiras do ano, entre as 7.00h e as 16.00h
Localização: Largo da Feira

Horário da Feira do Gado
Todas as semanas, à quinta-feira, entre as 6.00h e as 12.00h
Localização: Campo da Ermida