Alcainça
Breve História da Nossa Terra
O termo “Alcainça” deriva quiçá das palavras árabes “alçai” (que significa encontro) e “néca” (que significa mulheres), uma outra fonte indica que deriva do árabe al-kanisa, isto é, «igreja».
A localidade de Alcainça é muito provavelmente anterior à fundação da nossa nacionalidade, são prova disso os vestígios romanos, visigóticos ou medievais por aqui encontrados, sendo que no Cabeço dos Moinhos foram encontrados vestígios da ocupação humana na Idade do Bronze.
Uma das primeiras referências documentais alusivas a Alcainça data do ano de 1527. Esta referência cita a “vintena de Alcainça, com os seus casais”, que pertencia “ao termo de Sintra”, possuindo "um total de 48 vizinhos".
Alcainça foi sede de freguesia nos anos entre 1855 e 1923 data em que foi incluída nas freguesias da Malveira e da Igreja Nova.
Em dezassete de Julho de mil novecentos e oitenta e um é publicado na Diário da República o Projecto de Lei Nº 236/II de 17 de Junho de 1981 no qual se previa que a futura Freguesia de São Miguel de Alcainça incluísse nos seus domínios as localidades e lugares de Alcainça Grande, Alcainça Pequena, Simões, Casa Velha, Outeiro, Penedo de Arrifana, Lajes, Casal da Pedra, Abrunheira, Casal do Moinho, Quinta das Pegas, Moinhos, Granja, Funchal, Paço de Belmonte, Azenha Nova, Vale de Figueira, Mafra-Gare, Casal do Mosqueiro, Covas, Ribeira dos Tostões e Casal da Jermeleira.
Fizeram parte da Comissão que desenvolveu os trabalhos para a criação da Nossa Freguesia os seguintes elementos: Manuel de Oliveira, José Duarte Jorge, José Joaquim Jorge, Manuel João dos Santos Jorge, Manuel Franco Isabel Duarte, José Francisco Marchante, Armindo Francisco Farracho, Domingos Veríssimo Cláudino, José João Quitério, Manuel João Quitério, Eduardo Salvador Farracho, José dos Santos Jorge, Manuel Salvador Eugénio, Elisiário Faustino, Martinho Francisco Figueira, Alberto Duarte Luís, Manuel Luís, Rui Veríssimo Jorge, Orlando Duarte Luís, Gracinda da Conceição Veríssimo Marques Duarte, Manuel dos Santos Batalha, Maximiano Rodrigues, Daniel Duarte Marchante, Afonso Ruivo Alves, Domingos João Quitério, Domingos Elias Pedroso, Hermenegildo Vital Braz, José Carlos Franco, Manuel Resina dos Santos e Vicente Duarte.
É em doze de Julho de mil novecentos e oitenta e cinco que finalmente as pretensões de elevação a freguesia destas populações chegam a bom porto com a aprovação na Assembleia da República do Decreto-Lei Nº 100/1985, no quarto de século que se seguiu até aos nossos dias é de assinalar sem qualquer tipo de dúvidas o rápido desenvolvimento e crescimento que a Nossa Freguesia sofreu.
Fazem parte actualmente da Freguesia de São Miguel de Alcainça os lugares de Alcainça Grande e Pequena, Simões, Casa Velha, Outeiro, Penedo de Arrifana, Lajes, Casal da Pedra, Abrunheira, Casal do Moinho e Quinta das Pegas.
Texto adaptado de "Mafra Memórias, Identidades e Inovação..." Héstia Editores, Página 134.
Livros de interesse da Freguesia e de Alcainça: (formato PDF)