Associações

Posto de Assistência Social da Malveira

Posto de Assistência Social da Malveira

Posto de Assistência Social da Malveira

O Posto de Assistência Social da Malveira tem hoje estatuto e grande prestígio na freguesia. Contudo, para chegar até aqui foi necessário ultrapassar várias etapas, tarefa complicada, mas conseguida, por inúmeras pessoas que se entregaram de corpo e alma a esta causa.

Anos 50 - Criação da “Sopa dos pobres”
Um grupo de senhoras, propuseram-se a ajudar os pobres e caminhantes que passavam pela Malveira, servindo-lhes uma sopa quente. A freguesia era na época local de passagem.

1975 - Fundação do Jardim-de-infância
Na freguesia não existia nenhum serviço adequado às crianças. Foi criado um espaço pela Sr.ª Helena Costa, destinado a crianças dos 3 aos 6 anos.
Em Dezembro de 1975, o espaço criado atravessava algumas dificuldades e um grupo de pais propôs a fundação do Jardim-de-infância da Malveira, com a ajuda dos assistentes sociais da zona. O jardim-de-infância passou a funcionar numa sala dos B.V.M.
Os pais traziam a comida de casa.

1977 - Criação do Posto de Assistência
Para obter suporte jurídico e ajudar as famílias carenciadas da freguesia, o infantário é agregado à “Sopa dos Pobres”, nascendo o PASM, com apoio da Segurança Social. A Junta de Freguesia da Malveira cede um terreno para a construção do Jardim-de-infância. O projecto é aprovado pela C.M.M., sendo construído um pré-fabricado na Malveira e outro em Mafra.

1980 - Mudança para o JIM
O infantário passa a funcionar no edifício novo, com novos recursos. O edifício dispunha de cozinha, salas de actividades para as crianças dos 3 aos 6 anos e um gabinete.

1983 - Alargamento dos serviços
Foi criada a creche, realizando-se obras de melhoramento do edifício.

1998 - Criação da Valência ATL
Foi criado um Atelier de Tempos Livres . O primeiro ATL estava sedeado na Rua das Parreirinhas, sendo mais tarde transferido para a rua João de Deus. Actualmente, o ATL do PASM funciona num espaço cedido pela J.F.M., nas instalações do Campo José Alegre.

2008 - Alargamento Apoio Domiciliário
Para responder às necessidades dos utentes, foi alargado para os sete dias da semana.