Associações
Liga dos Amigos da Malveira
Liga dos Amigos da Malveira
- Rua 1.º Maio, 17 2665 - Malveira
- 963 705 128
- lamalveira@sapo.pt
A Finalidade da Liga é promover e preservar todo o Património Cultural existente na Vila da Malveira. Apoiar todas as outras Associações existentes na nossa Vila. A LIGA também deverá ser um Elo de Ligação, colaborando com as várias Associações da Vila da Malveira.
A nossa terra tem as suas origens enraizadas no Casal da Malveira, já existente em 1363. Tem, portanto, uma longa vida com muitas histórias e o contributo de muitas pessoas que por aqui foram passando. Contudo, e apesar de uma idade tão generosa, a Malveira tem poucos registos de uma memória colectiva que a todos poderia engrandecer.
Fruto da pouca investigação académica realizada, pouco conhecemos sobre os acontecimentos culturais, históricos e económicos que moldaram a identidade genética desta região e das populações que escolheram por aqui permanecer.
Os últimos anos foram também pródigos no crescimento urbanístico e demográfico: importámos milhares de novos habitantes e perdemos muitos dos “filhos da terra”; a Malveira corre o risco de, pela primeira vez em muitos anos, perder a sua identidade.
Durante muitos anos não foi necessário verbalizar este conceito. A Malveira vivia segundo os seus hábitos e tradições. Era uma pacata localidade “saloia” enriquecida com as tradições de Alentejanos, Minhotos e de habitantes de quase todo o País. Contudo, a Malveira de hoje está prestes a ser conquistada pela indiferença das grandes cidades.
A Liga dos Amigos da Malveira é, assim, um exército que se propõe evitar a conquista pela indiferença e cativar a simpatia dos seus novos e antigos habitantes, promovendo a criação de sinergias com vista à recuperação do seu património cultural.
Dar a conhecer os hábitos, as tradições as personagens e ajudando a integrar os novos habitantes nas lutas e ambições de uma localidade que se quer com alma e com paixão é a grande missão da Liga dos Amigos da Malveira.
“Esperamos ansiosamente que esta associação seja mais uma “arma” ao dispor deste combate, e que a sua inscrição como sócio seja mais uma “bala” num combate que evitará que os nossos filhos e netos cresçam num subúrbio de Lisboa, sem orgulho na terra onde habitam. Estes são os sinceros votos da direcção desta colectividade e em nome dos muitos soldados “Amigos da Malveira”.”