Mensagem do Executivo Cessante

2017-10-18

Terminado que está o mandato iniciado em 2013, não pode o Executivo da União de Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça deixar de manifestar o seu agradecimento a todos quantos, de uma forma ou de outra, connosco colaboraram na prossecução dos objetivos que nos propusemos atingir.

Nesse particular e dentro de aquilo que é a normal convivência democrática e assunção das legítimas divergências de índole política, para além, claro está, do natural acompanhamento e ação fiscalizadora de toda a atividade desenvolvida, cuja incumbência está reservada à Assembleia de Freguesia, é de toda a elementar justiça reconhecer o comportamento e atitude colaborativa manifestada para com este Executivo por parte de todas as forças políticas. Só assim foi possível, durante os últimos quatro anos, a coexistência de um espírito de franca frontalidade, mas acima de tudo de compromisso e respeito, por parte de todos aqueles com responsabilidade autárquicas e cujo denominador comum é a nossa União de Freguesias.

Ao assumirmos a responsabilidade de conduzir os destinos da nossa União de Freguesias, fruto da confiança manifestada em sufrágio eleitoral pelas nossas populações, estávamos plenamente conscientes da árdua tarefa que tínhamos pela frente. Os vários constrangimentos existentes, em consequência de um quadro económico nada favorável, indiciavam logo de início que a tarefa não se adivinhava fácil. Contudo, a persistência, a dedicação e por vezes até algum arrojo, conduziram-nos numa missão que julgamos ter desempenhado de forma positiva e sempre em defesa de uma melhor qualidade de vida das nossas populações.
A qualidade e quantidade do trabalho efetuado não nos cabe a nós avaliar. Realizámo-lo, com a plena consciência de tudo estarmos a fazer para ir de encontro aos interesses e motivações dos nossos fregueses. Das suas ambições.

Nem tudo foi possível concretizar, contrariando aquilo que era o nosso desejo e certamente de todos quantos fazem da nossa União de Freguesias o seu local de eleição para viver, trabalhar e até mesmo investir.

Procurámos, de forma aberta e com total transparência, no decorrer de todo o mandato, dar conhecimento do trabalho que levámos a efeito. Apresentámos em sede de Assembleia de Freguesia relatórios periódicos das medidas incrementadas e atividades que levámos a efeito, para além daqueles de cariz contabilístico e financeiro. Mais que um dever, foi um compromisso que sempre assumimos.

A reorganização administrativa que levou à criação da União de Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça foi outro dos desafios com que nos confrontámos mas que, volvidos quatro anos, é com extrema satisfação que pudemos constatar a existência de uma plataforma de interesses comuns, assente num respeito permanente pelas identidades próprias de cada população.

Mas tal só foi possível porque encontrámos intérpretes responsáveis e cujo único interesse foi ver atingido o grau de satisfação plena das suas populações.
E essa foi, certamente a maior vitória. Não nossa, mas de toda a União de Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça.
Em suma, este foi o caminho que escolhemos. Que trilhámos. Que aqueles que nos sucedem o façam imbuídos do mesmo espírito. Pela nossa União de Freguesias. Pelas nossas populações.

À Câmara Municipal de Mafra, parceiro imprescindível e de inegável importância para o concretizar do muito que foi feito, em particular ao Sr. Presidente da Câmara e demais executivo, seus funcionários e colaboradores;
À Assembleia de Freguesia de Malveira e São Miguel de Alcainça, pelo apoio e prestimosa colaboração;
Aos funcionários da União de Freguesias;
A todas as entidades, particulares, civis, militares e religiosas com as quais, de uma forma ou outra, mantivemos uma relação estreita e de franca colaboração;
Às populações de Malveira e São Miguel de Alcainça;
O Nosso Muito Obrigado!